DIAGNÓSTICO PELA INTERNET: ÚTIL OU PERIGOSO?

Não há dúvida que a internet veio tornar quase infinito o acesso à informação.

À distância de uma palavra escrita num motor de busca, temos ao nosso dispor uma enorme quantidade de dados disponíveis.
Poderemos afirma, com algum grau de certeza, que os temas saúde e medicina serão dos mais consultados.

A preocupação com doenças, sintomas e sinais leva muitas vezes utilizar este meio de informação, muitas vezes de forma indiscriminada.

A imensidão de informação rapidamente encontrada e a natural incapacidade para filtrar os dados fornecidos, levam com frequência a que se cometam erros de interpretação que, por sua vez, poderão levar a atitudes incorrectas.

A medicina é uma área muito complexa em que a integração de conhecimentos adquiridos através da formação académica e experiência dada pela prática clínica, tornam os profissionais de saúde as únicas fontes para esclarecer todas as dúvidas, efectuar diagnósticos e decidir sobre o melhor tratamento.

A Internet pode ser útil para nos elucidar e aumentar os nossos conhecimentos no âmbito da cultura geral, e para nos esclarecer de forma genérica.

Mas não nos pode levar a tirar conclusões definitivas e implicar modos de actuação, que poderão pôr em causa a saúde de vós próprios ou de quem vos é próximo.