QUISTOS E LIPOMAS

Já foi referido na publicação anterior que a grande maioria dos nódulos na pele é constituída por dois tipos de lesões benignas: os quistos e os lipomas.

Ambos se podem confundir pelo seu aspeto mas a sua origem, a sua composição e comportamento clínico são diferentes.
Os quistos, normalmente conhecidos como sebáceos, surgem em varias partes do corpo sendo muito frequentes no couro cabeludo.

Podem ser únicos ou múltiplos.

São constituídos por uma membrana, (cápsula), que envolve um conteúdo constituído por restos de células ou sebo.

Medindo geralmente alguns milímetros podem no entanto atingir dimensões maiores, até aos cinco ou seis centímetros. Não possuem qualquer gravidade e têm como principal complicação a infecção que frequentemente evolui para abcesso.

Nestes casos é necessária terapêutica com antibiótico e, com muita frequência, a drenagem cirúrgica.

Normalmente, por razões estéticas e pela frequência de infecção, a sua remoção está indicada.

A cirurgia geralmente é efectuada sob anestesia local e não necessita de internamento.

Os lipomas são tumores benignos constituídos por adipócitos, nome dado às células que constituem o tecido adiposo ou gordo.
Podem ser únicos ou existir em número infindável por todo o corpo.

De alguns milímetros, as suas dimensões podem atingir quinze ou mais centímetros estendendo-se por vezes a camadas mais profundas abaixo da pele.

A indicação para a sua remoção, através de cirurgia, tem a ver com as dimensões, com o incómodo que podem provocar, e com a eventual perturbação nos movimentos quando localizados perto de articulações.

A cirurgia pode muitas vezes ser efectuada com anestesia local mas, dependendo da profundidade, das dimensões e da localização, poderá ser necessária anestesia geral.