DOENÇAS DA VESÍCULA BILIAR

A vesícula, é um orgão que faz parte do aparelho digestivo e tem como função armazenar a bílis e regular o seu fluxo para o intestino.

Ao contrário do que se possa pensar, a bílis não é produzida na vesícula mas sim nas células do fígado. É depois conduzida por uma rede de pequenos canais que, cada vez mais largos que se juntam para formar o canal hepático direito e o esquerdo, que por sua vez se unem num canal hepático comum.

Aqui a bílis inicia o seu trajecto fora do fígado com destino ao duodeno, zona inicial do intestino delgado, onde vai exercer a sua função que consiste em possibilitar a absorção das gorduras ingeridas.

Desse canal comum, forma-se um outro, chamado de canal cístico que termina na vesícula. O último segmento da via biliar, chamado canal colédoco, termina num orifício chamado papila.

No intervalo entre as refeições, a vesícula enche-se de bílis e, graças à sua contração, este líquido é esvaziado durante as refeições indo, assim, cumprir o seu papel na digestão dos alimentos.

A vesícula pode ser sede de várias doenças, sendo a mais comum a que se denomina por litíase, que significa a formação de cálculos, (pedras), no seu interior.

As causas desta doença são variadas e dependendo dessa mesma causa o tipo de cálculos poderá variar.

A existência de cálculos pode, por sua vez, motivar outras doenças como a infeção da vesícula, obstrução da circulação da bílis, inflamações agudas do pâncreas ou mesmo o aparecimento de tumores da vesícula biliar.

O tratamento passa sempre pela cirurgia e não existem medicamentos que façam desaparecer os cálculos.