TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO EM PROCTOLOGIA

As doenças da região anal tais como hemorróidas, fístula ou ainda quisto pilonidal, (geralmente conhecido como quisto dermóide), tem em comum o incómodo que provocam e a franca diminuição de qualidade de vida de quem delas sofre.

Para além disso, o tratamento cirúrgico clássico destas doenças está tradicionalmente associado a um pós operatório muito doloroso, uma recuperação longa e difícil e ainda, nalguns casos, à possibilidade de incontinência anal.

Tudo isto leva a que muitos doentes não queiram ser operados e sofram durante anos com os sintomas e complicações provocados pela sua doença.

Uma nova técnica cirúrgica mini-invasiva com tecnologia laser vem agora possibilitar uma viragem radical no pós operatório de algumas doenças proctológicas.

Para além dos bons resultados obtidos no tratamento da doença hemorroidária, da fístula anal e do quisto pilonidal, é de salientar a quase ausência de dor no pós operatório, assim como a possibilidade de uma rápida recuperação e um precoce regresso à vida ativa.

Sou um dos poucos cirurgiões em Portugal a praticar esta técnica recente, infelizmente ainda pouco difundida, sendo no entanto a minha experiência suficiente para considerá-la promissora e de primeira linha, convicção aliás corroborada pela casuística internacional publicada já em diversos artigos científicos.

Sinto-me particularmente privilegiado por oferecer aos meus doentes a possibilidade de serem tratados por uma técnica eficaz, como uma baixíssima taxa de complicações, praticamente indolor e com uma óptima recuperação.